Breve olhar sobre a linguagem incipiente da Vídeo-Dança
No entrecruzamento de duas linguagens artísticas , a Dança e o Áudio-Visual, surge uma nova estética e uma forma peculiar de utilização desses dois elementos.
Não que já não haja elementos comuns as estas duas expressões. Ambas tem na mese-scene uma ferramenta importante na sua realização.
Na contemporaneidade as linguagens artísticas já não tem fronteiras muito definidas e a mescla e intertextualidade entre elas torna-se um recurso freqüente, ao ponto de quase estabelecer um padrão e uma regra para os trabalhos artísticos que procuram se pensar atualizados.
Ainda que admita resquícios desse procedimento já a algum tempo, pelo menos desde o advento da ópera, que mescla música, teatro e dança, para falar o mínimo.
Se pensamos em Wagner e seu ímpeto de realizar uma “Arte Total” uma obra que abarcaria todas as expressões possíveis , da pintura à literatura, passando pelos elementos orais da arte através da lendas tradicionais e da mitologia, veríamos que essa inquietação produzia efeitos expressivos.
UMA TRADIÇÃO ANTIGA
Nessa própria ânsia de parecer novo há um velho paradoxo do Modernismo, que fez da busca pelo novo a mola-propulsora dos seus principais movimentos de vanguarda: Impressionismo, Surrealismo, Futurismo, Expressionismo, todos esses ismos tinham em comum um elemento de ruptura com uma velha estética e a introdução de um novo olhar para o modo de se produzir arte.
Já seu impacto no modo como essa arte seria vista e recepcionada teria que esperar por um público menos escandalizado .

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO projeto busca realizar videos-dança na Zona Sul de São Paulo, partindo da investigação da disputa cotidiana pelo espaço no meio urbano e a relação do indivíduo a margem da sociedade de consumo.
ResponderExcluirDurante o processo de pesquisa será explorado o estudo da linguagem da dança contemporânea junto a perspectiva do audio-visual com a finalidade de explorar uma linguagem hibrida e suas possibilidades.
Serão oferecidas palestras bimestrais para a comunidade da região do entorno do CEU Alvarenga. As palestras serão sobre: A arte contemporânea, O audio-visual e a relação com a dança, A produção da video-dança com as novas tecnologias e o encerramento com a palestra do processo de pesquisa e produção do grupo.
Dentro do processo de trabalho será realizada parcerias com balairinos da região com a proposta de pesquisar por meio de laboratórios a linguagem da video-dança.
CONTATOS:
Ariana Macedo
arianalim@hotmail.com
Ligia Oki
ligiaoki@gmail.com
Jimmy Avila
jimmybra@gmail.com
Fábio Jota 8911-4518 geoconda33@hotmail.com
Rafael Trevigno 6619-3436 rafaeltrevigno@gmail.com